terça-feira, 23 de outubro de 2012

Para que serve o Moodle ?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE nos fornece ferramentas indispensáveis para nosso ensino superior na modalidade (EaD), pois nos disponibiliza uma maior interação do aluno com o professor, aluno com aluno através de chats, videoconferências e etc, no processo de aprendizagem solucionando duvidas dia a dia. Nos possibilita fazer nossa hora de estudo conforme nossa disponibilidade de tempo, o aluno é o maior responsável pela sua educação, pela quantidade de conhecimento adquirido.


MOODLE é também um verbo que descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo, num desenvolvimento agradável e conduzido frequentemente pela perspicácia e pela criatividade. Assim, o nome Moodle aplica-se tanto à forma como foi feito, como uma sugestiva maneira pela qual um estudante ou um professor poderia se integrar estudando, aprendendo ou ensinando num curso online, o Moodle não só trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a atenção na aprendizagem que acontece enquanto construímos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros vejam ou utilizem; é um software que está baseado na filosofia do construtivismo social.

O que diferencia o Moodle de outras plataformas é a sua melhor interação e colaboração com o usuário são dois módulos que representam bem a sua filosofia construtivista. O usuário pode se tornar administrador da própria página ou um colaborador, bem como estar sempre se adequando às novas necessidades da sociedade ou ao perfil da instituição que for usá-la.